Rússia viola espaço aéreo da Polónia em ataques à Ucrânia
24-03-2024 - 15:09
• Maria Costa Lopes com agências
A Rússia violou o espaço aéreo da Polónia na manhã de domingo com um míssil de cruzeiro lançado contra alvos no oeste da Ucrânia, disseram as forças armadas da Polónia.
Em dia de luto nacional, a Rússia lançou 57 mísseis e drones contra a Ucrânia nas primeiras horas de domingo, incluindo ataques a Kiev e à região ocidental de Lviv, perto da fronteira com a Polónia.
Durante cerca de 40 segundos, "o espaço aéreo polaco foi violado por um dos mísseis de cruzeiro lançados esta noite pela aviação (...) da Federação Russa", indicou o comando operacional das forças armadas, através da rede social X, antigo Twitter.
"O objeto voou no espaço polaco à altura da aldeia de Oserdow (este) e aí permaneceu durante 39 segundos", acrescentou, sublinhando que o míssil foi observado pelos radares militares durante toda a duração do voo.
"O exército polaco está constantemente a monitorizar a situação no território ucraniano e permanece em estado de alerta permanente para garantir a segurança do espaço aéreo polaco", acrescentou o exército.
Na sequência deste incidente "foram ativados todos os procedimentos necessários para garantir a segurança do espaço aéreo polaco. A aviação polaca e aliada, entre outras, foram ativadas", adiantou também o comando operacional das formas armadas, no seu comunicado, citado pela AFP.
O Ministério das Relações Exteriores da Polónia pretende convocar o embaixador russo por causa da violação do espaço aéreo, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Andrzej Szejna, à emissora privada Polsat News.
A Polónia apela à Rússia “para parar os ataques aéreos terroristas contra os habitantes e o território da Ucrânia, acabar com a guerra e resolver os problemas internos do país”, disse o porta-voz do ministério num comunicado.
Ucrânia atinge dois navios de guerra russos em ataques à Crimeia
As forças militares ucranianos disseram que atingiram dois grandes navios de desembarque russos em ataques à península anexada da Crimeia na manhã de domingo, bem como um centro de comunicações e outras infraestruturas utilizadas pela marinha russa no Mar Negro.
O comunicado não informou como atingiu os alvos, mas uma autoridade instalada em Moscovo na região relatou um grande ataque aéreo ucraniano e disse que as defesas aéreas derrubaram mais de 10 mísseis sobre o porto de Sevastopol, na Crimeia.
“As forças de defesa da Ucrânia atingiram com sucesso os grandes navios de desembarque Azov e Yamal, um centro de comunicações e também várias instalações de infraestrutura da Frota Russa do Mar Negro na Crimeia temporariamente ocupada”, disseram os comandos militares ucranianos.
Mikhail Razvozhayev, governador de Sevastopol instalado pela Rússia, disse, na rede social Telegram, que um homem de 65 anos foi morto quando três casas foram atingidas por estilhaços e infraestruturas de transporte foram parcialmente danificadas.