GNR: 5 dias de operação, 932 acidentes e 7 mortos
27-12-2017 - 06:16

Desde sexta-feira foram registados ainda 19 feridos graves e 299 feridos ligeiros.

Uma pessoa morreu nas estradas fiscalizadas pela GNR na terça-feira, o quinto e último dia da operação "Natal Tranquilo", fazendo subir para sete o número de vítimas mortais em acidentes desde sexta-feira.

Segundo os dados provisórios do site da GNR, a vítima mortal de terça-feira resultou de um acidente no distrito de Castelo Branco.

No mesmo dia foram registados sete feridos graves e 83 ligeiros num total de 209 acidentes.

A operação "Natal Tranquilo" acumulou até ao final do dia de terça-feira 933 acidentes.

Desde sexta-feira foram registados 19 feridos graves e 299 feridos ligeiros.

A GNR registou quatro mortos nas estradas nos primeiros dois dias da operação "Natal Tranquilo": uma pessoa morreu no distrito do Faro na sexta-feira, e outras três morreram no sábado em acidentes nos distritos de Aveiro, Porto e Setúbal. Já no dia de Natal, o quarto dia, morreram duas pessoas em acidentes ocorridos em Portalegre e Santarém.

Em comparação com a mesma operação de 2016 registaram-se menos 68 acidentes e menos 12 feridos leves, mas este ano morreram mais duas pessoas do que em igual período o ano passado e houve mais cinco feridos graves. Segundo o major Paulo Gomes, da GNR, a sinistralidade que se verificou neste período está em linha com o que se tem verificado desde o início de 2017, com acidentes mais graves e com mais vítimas mortais do que no ano passado. Ao longo do ano, segundo o oficial, registou-se sobretudo um aumento de mortos e de acidentes entre condutores de motos, que se deve sobretudo a um aumento de circulação destes veículos.

A operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) decorreu entre sexta-feira e terça-feira com o patrulhamento rodoviário, em todo o país, das vias com maior tráfego neste período do ano, e com mais de 6.500 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais destacados para a operação.

Autoridades atentas à passagem de ano

Segundo o major Paulo Gomes, já está em preparação a operação do ano novo. Como é costume, as forças policiais irão "apostar numa visibilidade e patrulhamento mais musculado nas vias principais, mas mais junto ao litoral, principalmente no fim-de-semana."

Já na madrugada de 31 para 1, haverá operações de controlo de condução sob o efeito do álcool em todos os distritos.

[Notícia actualizada às 9h54]