António Costa destacou, este domingo, que foram administradas, desde sábado, 183 mil vacinas contra a Covid-19. O primeiro-ministro considera que o fim de semana se tratou de "um grande sucesso" e que Portugal caminha para cumprir os objetivos do plano de vacinação.
O número foi adiantado por António Costa no Twitter, num "post" em que salienta que "183 mil vacinas foram administradas nestes dois dias".
"O teste foi um grande sucesso. Parabéns aos profissionais de saúde, aos autarcas e ao [coordenador da "task-force" para a vacinação] vice-almirante Gouveia e Melo e sua equipa. Portugal está pronto para cumprir o objetivo", escreveu o primeiro-ministro, na sua conta pessoal.
Entre as pessoas vacinadas ao longo deste fim de semana estiveram quase 170 mil professores e funcionários das escolas, que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, depois de o processo ter sido adiado uma semana, devido a novas restrições.
Vacinar todos os maiores de 60 até maio
Na quinta-feira, em conferência de imprensa, no final do último Conselho de Ministros, António Costa disse que "o processo de vacinação tem vindo a decorrer nos seus termos normais".
"As metas fixadas pela 'task-force' da vacinação são claras e permitem antever que no final deste mês de abril toda a população com mais de 70 anos possa estar vacinada e, até ao mês de maio, toda a população com mais de 60 anos possa estar vacinada", declarou.
Até ao final de maio, "poderá estar vacinada 96% da população na faixa etária" com maior taxa de mortalidade do novo coronavírus.
"Significa isto que vencemos a pandemia no final de maio? Não. Significa que a partir de final de maio estaremos mais seguros do que aquilo que estamos hoje", sustentou, durante a conferência de imprensa de divulgação do plano da terceira fase de desconfinamento.