O Papa vai presidir à Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, às 19h30 deste sábado (menos uma hora em Lisboa). O anúncio foi feito pelo Vaticano depois de, na véspera, a Santa Sé ter anunciado que Francisco, de 87 anos, não estaria presente na Via Sacra de Sexta-Feira Santa, no Coliseu de Roma.
"Para preservar a sua saúde, tendo em vista a vigília de amanhã [sábado] e a missa de domingo de Páscoa, o Papa Francisco seguirá a Via-Sacra a partir da Casa Santa Marta, onde reside", lia-se num comunicado divulgado na sexta-feira.
Na Páscoa passada, o Papa Francisco também não presidiu à Via-Sacra, uma vez que em Roma se vivia uma vaga de frio intenso, numa altura em que o sumo Pontífice recuperava de uma bronquite e devido à qual teve de a ser hospitalizado.
Este domingo, a missa de Páscoa na Praça de São Pedro é celebrada às 10h00 locais (menos uma em Lisboa). Em seguida, o Papa é esperado na mensagem de Páscoa e na bênção Urbi et Orbi, feita a partir da varanda central da Basílica de São Pedro, ao meio dia (11h00 em Lisboa).