​Macedo de Cavaleiros avança com projecto de combate à violência contra idosos
14-01-2016 - 19:24
 • Olímpia Mairos

O projecto quer preparar uma resposta especializada, no sentido de mostrar a violência contra idosos, torná-la mais visível, tanto para as estatísticas como para as entidades que têm intervenção directa na área, desde as judiciais até às sociais.

A autarquia de Macedo de Cavaleiros vai avançar com um programa de combate à violência contra idosos, envolvendo as freguesias para ajudar na sinalização devido à proximidade com a comunidade.

Chama-se “Projecto de Prevenção e Combate à Violência Familiar Contra Idosos”, será desenvolvido até Outubro e tem agendadas acções de divulgação e sensibilização em 18 freguesias do concelho.

“Envolvemos as juntas de freguesia enquanto entidades que têm contacto mais estreito junto da comunidade, tendo em conta a natureza específica desta temática e a necessidade de uma intervenção personalizada numa óptica de sinalização, seguida de intervenção, de acordo com os objectivos deste projecto”, explica o vereador da Acção Social, José Luís Afonso.

O projecto é desenvolvido pela Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, através do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV) no espaço do Nordeste Transmontano, que venceu recentemente um prémio pela iniciativa que pretende implementar em toda a área de intervenção.

A coordenadora, Teresa Fernandes, realça que o objectivo é “especializar a resposta já existente a esta faixa etária, tendo em conta a especificidade existente na região, particularmente em casos camuflados e perpetuados ao longo de muitos anos”.

O projecto, diz Teresa Fernandes, quer “preparar uma resposta especializada e específica, no sentido de mostrar esta realidade, torná-la mais visível, tanto para as estatísticas como para as entidades que têm intervenção directa nesta área, desde as judiciais até às sociais”.

O Projecto de Prevenção e Combate à Violência Familiar Contra Idosos já foi apresentado pela autarquia aos parceiros do Núcleo Executivo da Rede Social e juntas de freguesias e contempla duas fases de actuação, a prevenção e a intervenção.

A primeira fase compreende acções de sensibilização da população nas freguesias, com as juntas de freguesia e os parceiros da Rede Social para sinalização de casos, seguida da fase de intervenção directa caso a caso.

Estas acções estão programadas para o mês de Abril em 18 freguesias de Macedo de Cavaleiros e a população das restantes localidades beneficiará de transporte gratuito, cedido pela autarquia, para poder deslocar-se aos locais onde decorrem.