Os dados são agora oficiais e finais. A candidata presidencial Hillary Clinton foi a derrotada com mais votos na história das eleições dos Estados Unidos.
Clinton teve 65.844.954 votos, mais 2.9 milhões de votos que o Presidente eleito, Donald Trump (62.979.879).
A candidata democrata teve mais 2,1% de votos, segundo as estatísticas do US Elections Atlas.
No entanto, no regime eleitoral norte-americano não é o voto popular que decide o inquilino da Casa Branca. Nos Estados Unidos a decisão está nas mãos do Colégio Eleitoral e aí Trump teve a maioria dos votos e conseguiu 270 votos.
Nas eleições presidenciais norte-americanas, o voto dos eleitores é indirecto e vai para um Colégio Eleitoral, solução estabelecida na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda, adoptada em 1804.
O Colégio é constituído por delegados representativos dos 50 estados norte-americanos, e da capital federal, Washington, que conta com três "grandes eleitores". Cada estado federal tem direito a um determinado número de "grandes eleitores", distribuição que depende da população do estado e da sua representatividade, no Congresso norte-americano.
Donald Trump será empossado a 20 de Janeiro, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington. Os norte-americanos foram chamados às urnas a 8 de Novembro.