A solução do Novo Banco para os emigrantes que investiram em papel comercial do BES vai estar concluída em Abril de 2016, anuncia a instituição em comunicado divulgado esta quarta-feira.
Este é o prazo para os emigrantes receberem obrigações e depósitos a prazo, em troca dos investimentos que realizaram em papel comercial vendido pelo BES ou subsidiárias.
Um total de 80% dos clientes aceitou a solução comercial do Novo Banco e os que não aderiram ainda podem fazê-lo até 2 de Fevereiro do próximo ano.
Cerca de sete mil clientes investiram em papel comercial e perto de 5.600 aceitaram a proposta do Novo Banco.
O investimento nestas acções preferenciais ascendeu a cerca de 720 milhões de euros e a solução permite recuperar até 90% do capital investido, de acordo com o valor em causa. Em troca, os clientes abdicam de levar o banco a tribunal.
A 3 de Agosto do ano passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado "banco mau" (que mantém o nome BES e concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas) e o banco de transição, que foi designado Novo Banco.