O festival Amadora BD, o mais antigo do género no país, abriu as portas ao público na quinta-feira sob o tema "clássicos intemporais".
Ao entrar no antigo Ski Skate Amadora Park somos recebidos por um shows de video mapping que nos leva até ao mundo da banda desenhada. Um Super-Homem em andas junta-se à festa e mostra os seus dotes artísticos, juntamente com outros artistas circenses a fazer malabarismos e a interagir com quem passa.
Esta personagem da DC é uma das homenageadas, por ocasião do seu 85.º aniversário. Para além de Clark Kent, também o gato Garfield, com 45 anos, e a Turma da Mónica, com 60, são celebrados nesta que é a 34.ª edição do certame.
No total, são 13 as exposições para explorar neste festival já "reconhecido internacionalmente", garante, à Renascença, Catarina Valente, diretora do festival. "O Amadora BD tem vindo a ser considerado um dos melhores da Europa", assegura Catarina. Aliás, não é à toa que a cidade da Amadora já é considerada “a capital da banda desenhada em Portugal”, diz.
Para a diretora do festival, este tem contribuído para o "aumento da cultura literária de banda desenhada em Portugal", mas a organização não planeia ficar por aqui.
Para trazer novas gerações a este mundo foi, ainda, inaugurada uma área de "gaming" o ano passado, que segue como aposta na edição de 2023. Para além disso, é ainda possível participar em diversos workshops, que vão desde a ilustração à criação de vídeos em "stop-motion" com o telemóvel, com o festival a oferecer atividades para toda a família e para todas as idades.
Também haverá lançamento de livros, debates temáticos e sessões de autógrafos ao longo dos dez dias de evento.
Para o futuro, Catarina Valente gostava de "trazer autores da cultura japonesa, do mangá" e Riad Sattourf é um dos nomes que a diretora quer receber.
O Amadora BD, que é organizado pela Câmara Municipal da Amadora, decorre no antigo Ski Skate Amadora Park até dia 29 de outubro. Está aberto de segunda a quinta-feira das 10h00 às 20h00 e, nos restantes dias, até às 21h00. Um bilhete diário custa cinco euros e há um passe geral que custa 15 euros, mas há algumas exceções para quem quiser entrada grátis.