Controlo da asma permitiria poupar 184 milhões de euros por ano
24-01-2018 - 10:12
 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)

A conclusão é revelada em dois estudos de especialistas do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. São os primeiros que avaliam o impacto económico da doença.

Cada doente asmático custa pouco mais de 760 euros por ano.

A quase totalidade deste montante diz respeito a custos directos em saúde: consultas, episódios de urgência, internamentos, exames de diagnostico e medicação.

A asma nos adultos representa, actualmente, 3% da despesa total em saúde. E no caso dos menores de idade, ou seja crianças e jovens até aos 17 anos, a poupança estimada com o controlo da asma é de 30 milhões de euros por ano.

14% dos casos de asma crónica na infância - mais de 33 mil casos - são consequência da exposição a vias com elevados índices de tráfego automóvel.

O universo estudado são 10 cidades europeias, numa investigação conduzida em 2013 pelo Instituto Suíço de Saúde Pública.

E a situação é particularmente preocupante em Barcelona e em Valência: só na capital da Catalunha, um em cada quatro casos de asma estão associados à poluição resultante dos carros.