Se tiver um automóvel, prepare-se para abastecer este fim de semana, pois os preços sobem nas bombas de combustível portuguesas na próxima segunda-feira.
Segundo as previsões, a gasolina deverá aumentar 6 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo simples deverá subir 9,5 cêntimos.
Uma subida significativa que vem juntar-se às subidas verificadas ao longo desta semana com o preço médio do gasóleo simples a rondar 1,894 €/litro, e a gasolina simples 95 a custar, em média, 1,851 €/litro.
Com estes aumentos, o gasóleo está ao preço mais alto desde o início de setembro. Já a gasolina está ao custo mais elevado desde o início de agosto.
Todos os preços estão de novo mais caros do que na véspera da invasão da Ucrânia pela Rússia, que ocorreu a 24 de fevereiro.
O preço final nas bombas depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
De lembrar que na semana passada, o Governo reduziu o corte de ISP, diminuindo-o em 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 4,4 cêntimos por litro de gasolina. A justificação dada pelo Ministério das Finanças foi o da descida do preço dos combustíveis.