A Universidade Católica Portuguesa (UCP) está entre as cinco instituições com melhores resultados no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a promoção da “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” (ODS 16).
É o que revela um comunicado deste estabelecimento de ensino superior, que lembra que o Times Higher Education (THE) do Impact Rankings de 2022 é composto por 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável.
A nota refere que a UCP "subiu 25 posições, em relação ao ano passado, num ODS que registou um aumento do número de instituições participantes para 809, mais 156 do que no ano anterior".
Este é um dos 17 objetivos definidos na agenda 2030 das Nações Unidas para promover uma sociedade pacífica e inclusiva, com acesso universal à justiça e à existência de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
O ranking divulgado pelo Times Higher Education, "contou este ano com a participação de 1.406 instituições (um aumento de 22 %), com o consequente crescimento do nível de competitividade".
Ele visa "avaliar o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de género, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento económico".