Os filhos do escritor peruano Mario Vargas Llosa confirmaram esta segunda-feira que o pai está hospitalizado após ter sido diagnosticado com Covid-19, depois de dias de especulação sobre o estado de saúde do autor de 87 anos.
"Tendo em vista o interesse dos media sobre o estado de saúde do nosso pai, tornamos público que está hospitalizado desde sábado após ter sido diagnosticado com Covid-19", indicaram em comunicado os filhos de Vargas Llosa, Álvaro, Gonzalo e Morgana. "Está a ser tratado por excelentes profissionais e está acompanhado da sua família."
Os familiares pedem respeito pela privacidade da família, e também aos media que ponham fim à especulação sobre o internamento. "Pedimos aos meios de comunicação que respeitem a sua privacidade e a nossa neste momento", lê-se no comunicado divulgado nas redes sociais.
Desde a mediatizada separação de Vargas Llosa e Isabel Presley, em dezembro de 2022, o escritor tem encontrado consolo na companhia dos filhos, que têm passado os últimos meses com o pai -- sobretudo Álvaro, que tem sido o "seu principal apoio" e que foi o encarregado de partilhar a notícia da hospitalização do pai no Twitter, indica o diário El Espanõl.
Apesar da sua avançada idade, Vargas Llosa tem demonstrado estar de boa saúde nas suas últimas aparições públicas. Ainda não são conhecidas mais informações sobre o seu atual estado de saúde no contexto da infeção respiratória por Covid.