Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Dois dos migrantes que desembarcaram ilegalmente no Algarve, na terça-feira, estão infetados com Covid-19.
A diretora nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras diz que estão a ser seguidas todas as indicações da DGS para estes casos.
Os dois migrantes com Covid-19 fazem parte de um grupo de 28 que desembarcaram terça-feira na Ilha de Faro, tendo sido todos detidos.
“Dois deram positivo o que implica que sejam cumpridas as determinações da autoridade de saúde”, explica Cristina Gatões.
“Estão separados. Estamos a trabalhar em várias frentes e durante o dia de amanhã o tribunal irá decidir que medida de coação será aplicada”, disse ainda a diretora do SEF.
Logo depois de terem sido intercetados, os migrantes foram levados, ao final do dia de terça-feira, para a Base de Apoio Logístico da Proteção Civil em Quarteira, onde foram submetidos a testes.
Fonte do SEF disse que os migrantes estão “indocumentados” e “dizem ser marroquinos” de nacionalidade, estando entre eles “um menor de 15 anos” e “três mulheres, uma delas grávida de cinco meses”.
Questionada sobre se o menor estava acompanhado de familiares ou viajavam sem acompanhamento, a mesma fonte disse apenas que houve um dos elementos que viajava no grupo que “disse ser o tio”, mas essas informações ainda não puderam ser confirmadas.