Na ilha do Corvo só há 22 crianças, mas o Dia Mundial não é esquecido
01-06-2018 - 08:30

Na mais pequena ilha dos Açores, os números são também pequenos, em termos absolutos, mas em relação ao universo local, que é de 460 habitantes 22 crianças representam muito. "De acordo com o último recenseamento, o Census 2011, o Corvo foi o única ilha açoriana que aumentou a população", sublinha o presidente da autarquia.

Melanie é a mais pequena criança do Corvo que vai celebrar o Dia Mundial da Criança na mais pequena ilha dos Açores.

A mais jovem habitante do Corvo nasceu em 2016. No ano passado, não houve qualquer corvino acrescentado à população mundial, mas o ano que corre promete: "Este ano, vão nascer quatro bebés, contrariando o ano que passou, em que não se registou nenhum nascimento", revela à Renascença o presidente da câmara, José Manuel Alves da Silva.

É para este grupo de corvinos que está preparada a festa do Dia da Criança, não nesta sexta-feira, mas amanhã, sábado, dia de maior disponibilidades para a população. No Jardim Municipal, haverá Insufláveis, oficinas de pinturas, espectáculo de ilusionismo e até um almoço para todos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Corvo tem 460 habitantes, dos quais 72 são crianças e jovens. O presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local, Fernando Pimentel, especifica: "Crianças são 22 e jovens são 50."

São números "pequenos", em termos absolutos, mas em relação ao universo local, que é de 460 habitantes representam muito. "De acordo com o último recenseamento, o Census 2011, o Corvo foi o única ilha açoriana que aumentou a população", sublinha o presidente da autarquia.

Na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, há turmas que chegam a ter apenas um aluno. O ano letivo começou com 42 inscritos, do 1.º ciclo até ao Secundário e 18 professores . No próximo ano lectivo, a turma de 1.º ano vai ter nove alunos.