Portugal está no Mundial 2022. A seleção nacional carimbou bilhete para a fase final, no Qatar, esta terça-feira, com uma vitória, por 2-0, sobre a Macedónia do Norte, na final do "play-off".
Avisada para os perigos dos macedónios, que tinham eliminado a campeã da Europa, a Itália, na meia-final, a seleção portuguesa mostrou-se muito sóbria em campo, sem permitir veleidades ao adversário.
Num jogo sem muitas oportunidades, a primeira surgiu aos 14 minutos, quando Otávio isolou Cristiano Ronaldo, que rematou ao lado. Dez minutos depois, Diogo Jota cabeceou por cima após um canto.
O golo surgiu aos 32 minutos, dos pés de um jogador várias vezes criticado por não assumir na seleção o protagonismo que tem nos clubes. Bruno Fernandes intercetou um mau passe de Stefan Ristovski, ex-colega no Sporting, tabelou com Ronaldo, que o deixou na cara de Dimitrievski, com um passe entre as pernas de um defesa, e adiantou Portugal no marcador com um remate de primeira.
Portugal chegou ao intervalo com vantagem mínima, mas justa, visto que tinha tido o controlo do jogo.
O Estádio do Dragão vibrava e a qualificação parecia estar assegurada. No entanto, faltava, ainda, confirmar na etapa complementar.
Bruno só precisa de um toque para decidir
Bruno Fernandes tentou ser novamente herói a abrir a segunda parte, no entanto, o remate de fora da área saiu à figura. Depois de quase 20 minutos sem incidências de relevo, um grande corte de Pepe, aos 65 minutos, lançou o contra-ataque de Portugal. A bola chegou à direita, a Diogo Jota, que cruzou com regra e esquadro para a desmarcação de Bruno Fernandes. Novamente ao primeiro toque, o "11" fez o segundo golo com enorme classe.
Ao minuto 79, a Macedónia do Norte pediu duas vezes penálti na mesma jogada e, na sequência, Bruno Fernandes tentou oferecer o golo a Cristiano Ronaldo. No entanto, Velkovski foi à relva para evitar o golo do capitão.
Foi essa a última grande oportunidade de um jogo seguro da equipa de Fernando Santos, que nos descontos ainda deu a Vitinha a oportunidade de se estrear pela seleção principal.
Apito final, Portugal está qualificado para o Mundial 2022. Desta vez, nas assas de Fernando Santos.