O presidente do PSD afirmou esta quinta-feira ter "toda a confiança" na metodologia que o Presidente da República irá seguir para a constituição do Governo, e considerou que Cavaco Silva disse o que se espera dele.
"O facto de não ter sido mais explícito a mim não me gera nenhum desconforto. Antes pelo contrário, tenho toda a confiança naquilo que será a metodologia que ele irá seguir para a formação do Governo, atento, como diz a Constituição, aos resultados eleitorais", declarou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, à margem de uma acção de campanha, na Trofa, no distrito do Porto.
"Portanto, o Presidente da República disse aquilo que se espera : que está preparado e que sabe muito bem como proceder nestas circunstâncias. E eu não tenho nenhuma dúvida de que o senhor Presidente da República sabe como proceder no dia a seguir às eleições", acrescentou.
Na quarta-feira, à margem da 70.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Aníbal Cavaco Silva disse que sabe "muito bem aquilo que irá fazer" no pós-eleições e que é "totalmente insensível a quaisquer pressões", escusando revelar "um centímetro" do que tem na "cabeça".
As eleições legislativas estão marcadas para domingo, 4 de Outubro. Há sondagens para todos os gostos, mas com curtas distâncias entre os principais partidos e tem sido levantada a questão sobre quem será convidado a formar Governo: se quem recolhe mais votos ou quem consegue eleger mais deputados.