O Turismo de Portugal vai iniciar, já no próximo mês, um roadshow para mostrar as potencialidades e oportunidades de investimento do país, avança a secretária de Estado do Turismo.
Em declarações aos jornalistas na FITUR - Feira Internacional de Turismo de Madrid, Ana Mendes Godinho afirmou que o interesse dos investidores internacionais é grande, nomeadamente no programa Revive, de recuperação do património para uso turístico.
Com o crescimento que a atividade está a ter, a captação de investimento é igualmente um dos grandes objectivos do Governo para 2017.
“Estamos a dar uma fortíssima atenção à parte do investimento e à captação de investimento. Vamos começar um 'roadshow' de captação de investimento internacional, já em Fevereiro. Vamos andar pelo mundo a mostrar as oportunidades e as vantagens de investir em Portugal. Vamos começar na China, Índia, Estados Unidos e Brasil”, adianta a secretária de Estado do Turismo.
A presença de Portugal na maior feira ibérica de turismo pretende captar também mais turistas do chamado “mercado interno alargado” e estratégico para o nosso país. Espanha é o segundo país emissor de turistas para Portugal.
Nos primeiros 11 meses do ano passado, este mercado gerou quase um milhão e 600 mil hóspedes, que garantiram 3 milhões e 750 mil dormidas e cerca de 1.400 milhões de euros de receita turística. O que significou um aumento de 10% nas dormidas e 13,5% nas receitas, em relação a 2015.
Este ano a promoção turística de Portugal em Espanha vai crescer 30%, o que implica um investimento de quatro milhões de euros.
“Venham descobrir Portugal”
Descobrir Portugal pelos caminhos, a pé, a cavalo, de bicicleta, é uma das mensagens que o Turismo de Portugal quer deixar na FITUR para os espanhóis que visitam o nosso país.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, quer promover Portugal em Espanha como destino de caminhos a pé, de bicicleta ou a cavalo.
“Queremos mostrar-lhes que, numa viagem de pouco tempo a Portugal, conseguem ter experiências radicalmente diferentes, desde as nossas cidades vibrantes, como Lisboa e Porto, a experiências de desligar, de espiritualidade. Venha descobrir Portugal, mas aproveitem também para vos descobrir a vocês”, desafia a governante.
O turismo de natureza é uma das modalidades com procura crescente em Portugal. E os turistas espanhóis, pela proximidade, podem ser dos que mais aproveitam.
Nesta edição da FITUR estão presentes as sete regiões de turismo, 61 empresas e quatro “startups” que promovem as belezas naturais mas também os serviços e actividades associadas ao turismo.
Natureza, hotelaria, entretenimento, património, serviços, tecnologia e inovação são marcas da presença nacional. Este ano com uma forte aposta também na espiritualidade através das celebrações associadas ao centenário das aparições de Fátima e a visita do Papa Francisco, mas sublinhando ao longo do ano há muitos eventos relacionados que valem uma visita a Portugal.
A Renascença acompanha a FITUR a convite da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.