Petição contra entrada de Trump na Grã-Bretanha debatida este mês
06-01-2016 - 08:14

O pré-candidato presidencial norte-americano sugeriu, em Dezembro, um bloqueio “completo e total” à entrada de muçulmanos no país. Britânicos reagiram com uma sugestão idêntica contra Donald Trump.

O Parlamento britânico debate a 18 de Janeiro a petição que exige a proibição de entrada no país do pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump.

O debate vai decorrer numa sala de Westminster Hall, a área mais antiga do palácio de Westminster, e não terá votação final, indica a comissão de petições da Câmara dos Comuns.

De acordo com as regras em vigor, a comissão é obrigada a realizar um debate sempre que uma petição recolha mais de cem mil assinaturas. É o caso da que propõe a proibição de entrada ao candidato republicano às primárias norte-americanas, que recolheu quase 570 mil assinaturas.

Donald Trump foi alvo de críticas em todo o mundo depois de, em Dezembro, ter proposto proibir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos. As declarações foram proferidas na sequência da morte de 14 pessoas num tiroteio em San Bernardino, na Califórnia.

O milionário norte-americano afirmou ainda existirem zonas radicalizadas em Paris e em Londres onde a polícia se recusava entrar – uma declaração imediatamente desmentida nas duas capitais europeias.