A TAP baptizou um dos seus novos Airbus A330-900 neo, com o nome “D. Maria I”, em homenagem à que é considerada a primeira rainha reinante em Portugal.
O “D. Maria I”, que foi o avião da apresentação deste modelo à volta do mundo (CS-TUA), já iniciou a travessia do Atlântico, com destino a Toronto, no Canadá.
O nome do novo avião da TAP, que faz parte da frota de longo curso, é uma homenagem à filha primogénita de D. José I, que recebeu o título de Princesa do Brasil quando o pai foi aclamado rei, em 1750.
O avião que a homenageia integra a frota do Longo Curso da Companhia, voando assim também para o destino que lhe conferiu o título de princesa – o Brasil - até à sua aclamação como rainha, em 1777.
O reinado de D. Maria I ficou marcado pela aposta na cultura e na ciência com o envio de missões científicas para o Brasil e para África, em países como Angola, Cabo Verde e Moçambique, bem como, pela aposta na educação através da criação e dinamização de instituições como a Academia Real das Ciências, a Academia de Marinha, a Biblioteca Pública, a Casa Pia, entre outras.