Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
[atualizado as 19:49 com esclarecimento da DGS sobre a discrepância dos dados]
Dados parciais divulgados esta segunda-feira pela DGS revelam 66 concelhos portugueses com pelo menos um caso confirmado de Covid-19, entre eles Lisboa com 175, Porto com 126, Maia com 104, Vila Nova de Gaia com 68, e Valongo com 65.
Apenas 54% do total de casos notificados são considerados na lista de concelhos apresentada no
boletim epidemiológico da DGS.
Instada pela Renascença a esclarecer porque divulgou dados com discrepâncias sem qualquer nota de esclarecimento, a Direção-Geral de Saúde justifica a decisão por ausência de "informação fidedigna por concelho".
"A DGS está a trabalhar em conjunto com as Administrações Regionais de Saúde no sentido de melhorar o sistema e a informação divulgada", diz fonte da instituição à Renascença.
O mesma documento integra, ainda, os concelhos de Ovar, onde foi decretado estado de calamidade pública, com pelo menos 55 casos, e Gondomar com 56.
Matosinhos (54 casos), Cascais e Sintra, ambos com 39 casos, seguem-se na listagem. Em Felgueiras, onde surgiram os primeiros casos notificados, há 17 registos de infeção verificados pela DGS e em Lousada, concelho vizinho, há 29.
Portugal tem 308 concelhos e nesta lista há 242 ainda sem casos confirmados de infeção por Covid-19.
A nível nacional confirmam-se, ao dia de hoje, 2.362 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, mais 302 do que na segunda-feira. Este número indica que há um aumento de 15% de casos confirmados no país, nas últimas 24 horas.
Foram registadas 33 vítimas mortais, mais do 10 do que no dia anterior. Há ainda registo de 22 pessoas recuperadas.
A DGS informa ainda que mantém em vigilância 11.842 casos.