Ministro das Relações Exteriores do Brasil: “Lula é uma personagem política muito querida"
16-03-2016 - 14:41

Ex-Presidente brasileiro confirma aceita cargo de ministro no governo do PT. O caso de corrupção em que está implicado passa assim a ser julgado no Supremo Tribunal, onde as regras se alteram significativamente.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil acredita que Lula da Silva ainda tem muito a dar ao país e recorda o passado do ex-Presidente brasileiro. Mauro Vieira esteve reunido esta quarta-feira em Belém com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro em que o caso Lula da Silva foi também tema de conversa.

O ministro Mauro Vieira garante que Lula da Silva continua a ter um grande apoio da população. “Creio que, como qualquer outro cidadão brasileiro, ele enfrentará qualquer desfio que surja do ponto de vista legal ou político, mas tenho a certeza que ele terá sempre uma grande contribuição a dar pelo nome e pelo peso político que tem”, referiu o governante.

“Não podemos esquecer que o Presidente Lula foi eleito e reeleito duas vezes com uma grande margem de votos e com um grande apoio da população. Ele é uma personagem política muito querida e acho que tem uma contribuição muito importante para dar ao governo, seja formalmente, como membro do gabinete da Presidente Dilma Rousseff, seja na sua actividade privada na direcção do seu instituto, como tem feito até agora”, declarou ainda Mauro Vieira.

Ficou confirmado esta quarta-feira que o ex-chefe do governo brasileiro aceita o cargo de ministro da Casa Civil do governo do PT. O caso Lula da Silva passa assim ao Supremo Tribunal brasileiro, o que poderá deitar por terra a possibilidade de prisão preventiva decretada por um tribunal menor.

Lula é suspeito de lavagem de dinheiro e de ter recebido bens por parte de uma empresa ligada à operação “Lava Jato”.