Atenção Portugal. “Luxemburgo vai tirar espaço aos jogadores portugueses”
11-09-2023 - 12:45
 • Pedro Castro Alves

Pedro Resende, treinador do atual líder do campeonato luxemburguês, espera um encontro diferente do 0-6 de março. Adversário de Portugal suspira de alívio com ausência de Cristiano Ronaldo.

Pedro Resende, treinador do Differdange, atual líder do campeonato luxemburguês, avisa que o Luxemburgo está a melhorar o seu nível de futebol e Portugal não deve contar com facilidades, esta segunda-feira, no Estádio Algarve.

O jogo de março no Luxemburgo terminou com goleada por 6-0 para Portugal. Ainda assim, o jogo em solo nacional será diferente e pode levar a outro resultado.

“Não vai ser um Luxemburgo tão arrojado como no jogo em casa. Vai estar mais na expectativa e a dar mais iniciativa a Portugal, para depois aproveitar transições e contra-ataques. Acredito que não vão tentar jogar o jogo pelo jogo, porque aí somos muito mais fortes. Se derem espaço a Portugal vai ser muito complicado, por isso vão tentar tirar espaço aos jogadores portugueses”, analisa, em entrevista a Bola Branca.

Depois da goleada sofrida frente a Portugal, os luxemburgueses só sabem vencer: 2-0 frente a Liechtenstein e Bósnia, 3-1 contra a Islândia.

O treinador de 46 anos atribui a discrepância de resultados ao facto de o Luxemburgo ter encarado Portugal olhos nos olhos no jogo da primeira volta do grupo J.

“Quando jogaram contra Portugal já vinham numa fase muito boa e acho que encararam o jogo de uma forma talvez arrogante, a tentar jogar o jogo pelo jogo, e Portugal foi muito mais forte. Acho que, a partir daí, voltaram ao que foi o passado recente”, explica, nesta entrevista à Renascença.

CR7 de fora


Cristiano Ronaldo cumpre castigo de um jogo frente ao Luxemburgo e já regressou à Arábia Saudita, pelo que Gonçalo Ramos vai assumir o lugar de ponta de lança da seleção portuguesa.

De acordo com Pedro Resende, há quase 20 anos emigrado no Luxemburgo, naquele país respeitam muito a seleção portuguesa e suspiram de alivio com a ausência do capitão:

“Sei que respeitam bastante a seleção portuguesa e Cristiano Ronaldo e o selecionador luxemburguês deve estar satisfeito por ele não poder jogar. Pessoalmente, acredito em todos os jogadores que estão na seleção e Gonçalo Ramos já mostrou que é um jogador de qualidade, mas Ronaldo é uma figura épica do futebol mundial.”

Luxemburgo a crescer


O crescimento da seleção tem ajudado a melhorar o campeonato luxemburguês, onde Pedro Resende comanda o Differdange.

O treinador português valoriza o trabalho do selecionador Luc Holtz na melhoria do futebol praticado no país.

“Começou com a entrada deste selecionador. A formação começou a ser muito mais competente e há muitos jogadores a querer vir para o Luxemburgo, o que torna a Liga mais forte e mais equilibrado. A seleção acaba por ganhar com isso e acho que foi muito importante a entrada de Luc Holtz para selecionador nacional”, sublinha.

Portugal procura, frente ao Luxemburgo, a partir das 19h45, no Estádio Algarve, a sexta vitória em seis jogos sob o comando de Roberto Martinez. O encontro tem relato no site da Renascença, em rr.pt.