A solução para os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo vai ser anunciada segunda-feira, em São Bento, pelo primeiro-ministro, avança a SIC Notícias.
O desfecho do caso estava previsto acontecer esta sexta-feira, mas a comunicação de António Costa foi adiada por uns dias.
Cerca de 2.000 clientes de retalho reclamam os 432 milhões de euros que investiram em papel comercial das empresas Espírito Santo International e Rioforte, do Grupo Espírito Santo, vendidos aos balcões do BES meses antes da falência do grupo.
A solução a anunciar deve beneficiar os clientes que investiram menos dinheiro no papel emitido pelo Grupo Espírito Santo, vendido aos balcões do BES como se fosse um produto financeiro do banco. Mas os clientes que aplicaram montantes mais elevados também deverão recuperar parte das suas aplicações, ao contrário do que chegou a ser ponderado.
Os cerca de dois mil clientes do antigo BES que adquiriram papel comercial poderão recuperar entre 50% a 75% do capital investido.