O jogo entre o Barrosas e o Freamunde, da divisão de elite da Associação de Futebol do Porto, foi adiado devido à epidemia de coronavírus. A informação foi confirmada à Renascença por Carlos Ribeiro, diretor desportivo do Barrosas.
Estão "dois ou três jogadores" do Barrosas em casa, por precaução, mas o resto da equipa continua a treinar normalmente.
A medida é preventiva. Uma empresa de calçado em Santo Estevão de Barrosas, Lousada, está encerrada, pelo menos até dia 17, por um dos funcionários ter sido diagnosticado com Covid-19. Como há vários jogadores do clube com familiares a trabalhar nessa empresa, foi decidido adiar a partida.
O dono da fábrica "Calçado Fego-Fla, um cunhado e o funcionário estiveram na feira de Milão, em Itália, por alturas do Carnaval.
A partida, que estava marcada para domingo, foi adiada para 11 de abril.
Foram, entretanto, também adiadas as partidas CCR Raimonda - UDS Roriz e o GDC Ferreira - Citânia Sanfins FC, da jornada 22 da 1ª divisão distrital (série 2), também da Associação de Futebol do Porto.
Quanto aos dois jogos adiados da 1.ª Divisão da AFP, em comunicado, a entidade explicou que "teve conhecimento de ter havido contacto em ambiente desportivo, ainda que em segunda linha, com doente recentemente detetado como infetado por Covid-19, e ainda com agente recém-regressado da zona considerada de risco (ainda que até ao momento assintomático".
A AFP acrescentou que, "ainda que seja muito improvável ter ocorrido qualquer contágio em ambiente desportivo, mas para completa segurança e tranquilidade da prática desportiva, como mera medida de proteção de plano de contingência, determina-se o adiamento" dos jogos entre o Raimonda e o Roriz e entre o Ferreira e o Citânia Sanfins
Até ao momento existem 13 casos confirmados do novo coronavírus em Portugal.