Um comandante do Hezbollah foi morto esta segunda-feira, confirmou o grupo xiita libanês. A causa da morte será um ataque aéreo de Israel.
A informação foi avançada inicialmente pela Reuters, segundo a qual três fontes de segurança confirmaram um ataque aéreo israelita no sul do Líbano.
O Hezbollah confirmou que o comandante morto é Wissam Tawil, um responsável de uma unidade do grupo Radwan – uma força de operações especiais da milícia xiita.
Wissam Tawil foi morto quando um ataque israelita atingiu o seu carro, onde estava outro combatente da milícia libanesa. Segundo a Al Jazeera, Israel declarou que Tawil é o responsável por ataques contra instalações militares israelitas na Galileia.
Uma das fontes que confirmou o ataque à Reuters disse à agência noticiosa que, após este ataque, a situação vai “explodir”.
Este é o segundo dirigente do Hezbollah a ser morto em 2024 como resultado de um ataque no Líbano, depois de um ataque a 4 de janeiro que vitimou um responsável do grupo. O líder da milícia xiita, Sayyed Hassan Nasrallah, já avisou Israel para não lançar uma guerra alargada contra o Líbano.