O Papa pediu, esta quinta-feira, que os jovens europeus construam "um mundo diferente". Numa mensagem para o Encontro Europeu de Taizé, Francisco recordou ainda a Jornada Mundial de Juventude em Lisboa.
O Santo Padre quer que os jovens se "atrevam" a construir "um mundo diferente", baseado na "escuta, diálogo e abertura".
"Escutar é um ato de amor. Está no seio da confiança. Sem escutar, pouco pode crescer ou desenvolver-se. Escutar permite o espaço necessário para ser dado ao outro de forma a existir", afirma o Papa Francisco, que lamenta a violência "ganhar cada vez mais terreno".
"Vivemos num tempo difícil, com conflitos e guerras travadas por todo o mundo, porque ninguém escuta", aponta o Papa.
Francisco também alerta para as formas de “marginalização, fechamento, exclusão e rejeição” de pessoas. Em resultado, convida os jovens a “construir pontes entre povos, culturas e religiões, para um mundo estável e aberto”.
O Papa Francisco enviou a mensagem para o Encontro Europeu de Taizé, que decorre anualmente, no final do ano. Desta vez, a iniciativa tem lugar em Liubliana, a capital da Eslovénia, entre esta quinta-feira e o dia 1 de janeiro.