O Benfica vai procurar repetir em abril o que conseguiu fazer na última vez que defrontou o Liverpool na Liga dos Campeões.
Em 2005/06, a equipa orientada por Ronald Koeman eliminou o campeão europeu em título nos oitavos de final da Champions.
Na primeira mão da eliminatória, o Benfica recebeu e venceu no Estádio da Luz, por 1-0, com Luisão a marcar o único golo do jogo, aos 84 minutos.
Em Anfield, a equipa de Koeman voltou a surpreender e a vencer por 2-0. O capitão de equipa Simão Sabrosa abriu o marcador, aos 36 minutos, e Miccoli fechou a contagem, aos 89.
O Liverpool, ainda com o triunfo de Istambul frente ao AC Milan na temporada anterior bem vivo na memória, tinha jogadores na equipa como Pepe Reina, Carragher, Gerrard, Morientes, Xabi Alonso. Rafa Benítez era o treinador.
No plantel as águias alinhavam jogadores como Luisão, Moretto, Léo, Manuel Fernandes, Geovanni, Nuno Gomes, Simão Sabrosa, Miccoli, Ricardo Rocha e Karagounis.
As águias acabaram por cair na ronda seguinte frente ao Barcelona, que se sagrou campeão europeu frente ao Arsenal.
Histórico total a favor dos ingleses
No total de jogos entre as duas equipas, Benfica e Liverpool já se defrontaram dez vezes em jogos oficiais, nunca com um empate registado. O Liverpool ganhou seis, o Benfica apenas quatro.
O último frente a frente foi há 12 anos, em 2010, nos quartos de final da Liga Europa. Na ocasião, o Benfica voltou a vencer na Luz, com "bis" de Óscar Cardozo, mas caiu em Anfield com uma pesada goleada por 4-1. Jesus treinava as águias, Benítez ainda era o treinador do Liverpool.
O Liverpool, campeão europeu em 2019 e inglês em 2020, regressa a Portugal, onde tem sido feliz com Jurgen Klopp no comando técnico.
Os "reds" defrontaram o FC Porto na Liga dos Campeões por três vezes nas últimas quatro temporadas, levando sempre a melhor. Esta época, o Liverpool jogou com o Porto na fase de grupos da prova. Venceu por 5-1 no Dragão e por 2-0 em Anfield.
No total, o Liverpool já perdeu cinco vezes em solo português: frente ao Vitória de Setúbal, em 1969, na Taça das Cidades com Feiras, frente ao Benfica em três ocasiões - 1984, 2005 e 2009 -, e contra o Braga, em 2011, a última derrota dos "reds" em Portugal, para os oitavos de final da Liga Europa.
O Benfica recebe o Liverpool na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões a 6 de abril e desloca-se até Anfield uma semana depois, no dia 12. Os dois jogos terão relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.