O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse esta quinta-feira que as tréguas entre Israel e o Hamas, acompanhadas de uma troca de reféns do movimento que governa Gaza por detidos palestinianos, "produziram resultados" positivos.
“Os reféns regressaram às suas famílias” e a trégua também permitiu que “mais ajuda humanitária chegasse a civis inocentes em Gaza, que necessitam ajuda desesperadamente”, afirmou Blinken em Telavive.
“Isto é importante e esperamos que continue”, acrescentou o secretário de Estado norte-americano defendendo a continuação das tréguas.
A trégua que entrou em vigor no dia 24 de novembro entre Israel e o Hamas, foi prolongada esa quinta-feira, pouco antes de terminar, por mais um dia, informaram os dois lados do conflito.
A trégua deveria terminar às 7h00 (5h00 em Lisboa), mas, um quarto de hora antes, o Exército israelita emitiu um comunicado no qual informava que a “pausa operacional” iria continuar, “tendo em conta os esforços dos mediadores para prosseguir o processo de libertação dos reféns” detidos na Faixa de Gaza.
O Hamas afirmou que a trégua se prolongou por “um sétimo dia”.