Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão até à época passada, identifica “qualidade e potencial” indiscutíveis em Iván Jaime, apontado como próximo reforço do FC Porto.
O perfil do médio espanhol de 22 anos leva o treinador a acreditar que tem as características necessárias para ter sucesso num patamar mais elevado.
“É um jogador apetecível, que tem potencial e ele também sabe disso. Tem uma mentalidade forte, de alguém que quer chegar a um patamar bastante alto e tem essa qualidade, quer técnica, quer tática. Tem um perfil de jogador que se pode encaixar em diferentes equipas. Quem tem potencial e qualidades para [entrar num clube grande], isso é indiscutível”, diz o técnico, a Bola Branca.
Resta saber se o médio está preparado para enfrentar a pressão e exposição de representar um clube como o FC Porto.
Iván Jaime completou três épocas no Famalicão após terminar a formação no Málaga e, para Rui Pedro Silva, só “o vivenciar” dará ao espanhol a aprendizagem necessária.
“O salto de exigência é muito grande e só o vivenciar isso é que nos faz crescer como atletas. Se o Jaime tem uma mentalidade de alguém que quer mais, que sabe que tem qualidade? Tem isso com ele. Mas, muitas vezes, o nosso crescimento individual só se faz com a vivencia e acho que é isso que ele está a precisar neste momento”, conclui, à Renascença.
Rui Pedro Silva orientou o Famalicão entre dezembro de 2021 e setembro de 2022. Antes trabalhou como treinador-adjunto de Jesualdo Ferreira e Nuno Espírito Santo.
Iván Jaime, de 22 anos, poderá custar até 10 milhões de euros ao FC Porto. Na época passada, apontou 11 golos e cinco assistências e foi eleito o melhor jovem jogador do campeonato.