Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Sobe para 81 o número de reclusos infetados com covid-19 no Estabelecimento Prisional de Lisboa, mas numero pode subir. Numa nota enviada às redações a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informa que “o balanço, ao presente momento, é de 81 reclusos e 8 trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Lisboa positivos, aguardando-se os restantes resultados.
A DGRSP determinou a afetação dos reclusos positivos, genericamente assintomáticos, a uma única Ala do Estabelecimento Prisional de Lisboa onde permanecerão em isolamento, separados da restante população prisional e sob vigilância e acompanhamento de pessoal clínico do Estabelecimento Prisional de Lisboa”.
Ao todo foram testadas mais de mil pessoas no EPL, um processo que terminou apenas este sábado.
A mesma nota dá conta de que no Estabelecimento Prisional de Guimarães houve um recluso e um trabalhador que, dia 12 de novembro, se queixaram de sintomas compatíveis com a Covid 19, depois de chegarem resultados positivos também aqui toda a população foi alvo de testagem. Os resultados ainda parciais revelam haver 23 reclusos positivos à Covid 19 neste Estabelecimento Prisional.
Também aqui, à semelhança de Lisboa, os reclusos estão confinados a um “único espaço físico onde permanecerão em isolamento, separados da restante população prisional e sob vigilância e acompanhamento de pessoal clínico”. Está agora agendada nova testagem aos trabalhadores para amanhã, dia 16 de novembro.
Em ambos os estabelecimentos prisionais estão suspensas as atividades de formação escolar e profissional, bem como as visitas, com exceção das dos advogados, “os reclusos manterão, naturalmente, o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e a telefonar”.