Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Nem todas as creches das Misericórdias vão abrir esta segunda-feira. Há algumas em que o processo de testagem dos funcionários não está concluído, pelo que não vão abrir portas.
A garantia é deixada à Renascença pelo presidente da União das Misericórdias Portuguesas. Manuel Lemos não tem o número certo, mas diz que são poucas as que vão ficar fechadas. “Não sei exatamente o número, mas são muito poucas, as restantes estão preparadas”.
“Nós temos algumas creches onde ainda não se fizeram os testes ou algumas em que já fez, mas ainda não tem os resultados. É um bocadinho arriscado abrir amanhã [segunda-feira] sem isso, mas está tudo preparado e se chegarem os testes e estiver tudo negativo podemos abrir”, acrescenta.
Manuel Lemos está convencido que “a sensação” que tem “é que as creches não vão abrir todas cheias. Os alunos com que começamos amanhã [segunda-feira] não serão os que vão chegar ao fim da semana, será com muito mais gente”.
A União das Misericórdias disponibilizou um guia com as normas orientadoras e promoveu ações de formação a mais de 500 profissionais para preparar a reabertura das creches.