A ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, está a receber representantes do PAN, Livre, Bloco de Esquerda (BE) e PCP para uma nova reunião sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2023).
A notícia foi apurada pela Renascença junto do gabinete da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares.
O objetivo do Governo é "manter e reforçar as vias para um diálogo constante, construtivo e aberto em todos os principais dossiês governativos".
As reuniões com os partidos de esquerda vão decorrer nas próximas semanas.
Não estão previstas reuniões do Governo com o PSD, Iniciativa Liberal e Chega.
A proposta de OE2023 foi apresentada há pouco mais de uma semana pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e prevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em 2023 e registe um défice orçamental de 0,9% do Produto Interno Bruto.
Aquando da apresentação do Orçamento do Estado, Fernando Medina afirmou que a proposta orçamental reforça os rendimentos, promove o investimento e mantém o compromisso com finanças públicas sãs num ambiente externo adverso de guerra na Europa e escalada da inflação.
O Governo visa reduzir o peso da dívida pública de 115% do PIB para 110,8% em 2023 e projeta que a inflação desacelere de 7,4% em 2022 para 4% no próximo ano.
A proposta vai ser debatida na generalidade no parlamento nos próximos dias 26 e 27 e a votação final global do diploma está agendada para 25 de novembro.