O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta terça-feira esperar que o processo de venda do Novo Banco esteja concluído "nas próximas semanas", mas recusou avançar alguma data.
"A expectativa é que esse processo decorra nas próximas semanas, mas não gostaria de fixar uma data porque há negociações que não envolvem apenas o Banco Central Europeu, mas também outros atores relevantes neste processo", disse o ministro em Lisboa numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, em que abordaram o tema do futuro da União Europeia.
Questionado pelos jornalistas sobre o Novo Banco - cuja venda à Lone Star o jornal Público titula esta terça-feira que "já só espera pela decisão do BCE [Banco Central Europeu], sendo o dia 17 o "prazo desejado para fechar a operação" - Centeno adiantou apenas esperar que esteja concluído "nas próximas semanas".
O ministro disse ainda que o processo de venda do Novo Banco está numa "fase crucial" e lembrou que o Banco de Portugal atribuiu a um dos competidores o estatuto de negociação em exclusividade.
"Isso significa que há negociações a decorrer cujo sucesso depende da conclusão do processo", afirmou, considerando que a condução deste processo de venda "é de extrema relevância" para o país e para o sector financeiro.
O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os activos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades em 3 de Agosto de 2014, e que está em processo de venda.