José Fonte: "Queremos ser campeões do Mundo"
31-05-2018 - 11:00

Central português admite que vencer o Campeonato do Mundo da Rússia é um objetivo, apesar de Portugal não ser favorito.

Na conferência de imprensa matinal desta quinta-feira, José Fonte disse não ter dúvidas que Portugal, apesar de não se sentir favorito, vai estar na Rússia com o objetivo de conquistar o campeonato do mundo.

"O objetivo é claro, queremos ganhar. Portugal joga sempre para ganhar. Queremos ser campeões. Sabemos que é extremamente difícil, mas não nos impede de acreditar e confiar nas nossas capacidades", garantiu o central.
Fonte, que a meio da época se mudou do futebol inglês para o futebol chinês, garante que se sente em excelentes condições físicas, apesar de ter estado parado quatro meses, a contas com uma recuparação a uma cirurgia ao tornozelo esquerdo.

A presença do central luso no Mundial nunca foi assegurada por Fernando Santos, mas Fonte não sente que mudança para a China tenha sido a razão da incerteza.

"Nunca tive garantias de nada. A decisão que tomei há uns meses atrás foi ponderada. Estive lesionado e precisava de jogar com regularidade. Sabia que se ficasse em Inglaterra provavelmente iria jogar mais cedo ou mais tarde e só jogando teria possibilidades de estar presente no Mundial. Na China joguei quase todas as semanas contra grandes avançados. Todas as esquipas chinesas têm grandes avançados".

José Fonte deixou elogios a Rúben Dias, o mais recente companheiro da zona central da defesa. Defesa que tem sido o principal foco de Fernando Santos nos treinos, já que a seleção tem sofrido golos que habitualmente "não sofre".

"Em jogos oficiais Portugal não sofre muitos golos, mas temos de ter noção que nos últimos três, quatro jogos temos sofrido golos que Portugal não sofre. O mister está bem ciente que temos de mudar e nós também temos essa noção. No Mundial, equipa que não sofre golos arrisca-se sempre a ganhar".

Cristiano Ronaldo é o único jogador em falta na Cidade do Futebol e tem chegada prevista para a próxima semana. Para José Fonte, CR7 "é parte fundamental da equipa e qualquer equipa precisa do melhor jogador do mundo".

Portugal joga sábado, frente à Bélgica, num jogo particular em Bruxelas. O encontro terá início às 19h45.