Dois combatentes britânicos capturados na Ucrânia pelas forças russas apareceram na televisão estatal de Moscovo, esta segunda-feira, e pediram para serem trocados por um político pró-russo detido pelas autoridades ucranianas.
No vídeo, agora divulgado, não está claro se os dois homens - Shaun Pinner e Aiden Aslin – fazem este pedido coagidos ou de livre vontade.
Ambos pedem ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que os ajude a regressar a casa em troca da libertação do empresário e político pró-russo Viktor Medvedchuk.
Aiden Aslin foi capturado pelas tropas russas enquanto combatia em Mariupol.
Medvedchuk pede para ser trocado pelos “habitantes de Mariupol”
Entretanto, o Serviço de Segurança Ucraniano também divulgou, esta segunda-feira, um vídeo do empresário Viktor Medvedchuk, próximo de Vladimir Putin, recentemente detido, onde este pede para ser trocado por soldados e civis na cidade sitiada de Mariupol.
"Gostaria de me dirigir ao Presidente russo, Vladimir Putin, ao Presidente ucraniano, Volodimyr Zelenskiy, com um pedido para que o lado ucraniano me troque pelos defensores de Mariupol e seus habitantes", disse Medvedchuk no pequeno vídeo que não está datado.
Aliado de Putin, o politico e empresário, foi capturado pelas forças ucranianas no início deste mês, quando “se dirigia para a região separatista da Transnístria”, segundo as autoridades ucranianas, um pequeno território separatista liderado por oligarcas pró-russos.
Cenário da pior crise humanitária desde a invasão russa, a cidade mártir de Mariupol, de acordo com as autoridades locais, viu morrer cerca de 21 mil civis.