Marcelo Rebelo de Sousa disse este sábado que trabalha "na base do cenário que é o de o orçamento passar". O Presidente da República estava no aeródromo de Torres Novas, infraestrutura que comemora 75 anos.
Marcelo convidado a responder às declarações do primeiro-ministro, António Costa, que se disse preparado para governar mesmo sem orçamento, o Presidente República disse que uma coisa é "o Governo continuar em funções, a outra e Assembleia da República ser dissolvida".
"Mas nenhuma delas está no meu espírito até pasar este período que é final [das converações]. Devo esperar até ao ultimo miniuto", assinalou.
"O que era desejável e expectável para o país era que o Orçamento passasse, poupava muitos custos, muitos problemas e algumas preocupações, mas vamos esperar", afirmou aos jornalistas o Presidente da República, acrescentando que a "democracia também é feita de espera".
Na sexta-feira, o primeiro-ministro prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a aprovação da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), até um certo limite. António Costa diz que o “chumbo seria irracional”.