A Meta, dona do Facebook, lança esta quinta-feira uma nova aplicação de texto curto para competir com o Twitter, de Elon Musk.
De acordo com a BBC, a nova aplicação chama-se Threads e já está disponível para pré-encomenda na App Store da Apple.
Segundo a Meta, trata-se de uma “aplicação de conversação baseada em texto" e tem integração total com o Instagram.
“A Threads é o local onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os temas que lhe interessam hoje até ao que será tendência amanhã", diz a descrição da App Store.
A aplicação também recolhe dados do telemóvel, incluindo dados de localização, compras e histórico de navegação.
Na descrição na App Store lê-se que esta nova aplicação será um serviço livre e não terá restrições relativamente ao número de publicações.
O lançamento ocorre depois de, no passado sábado, Elon Musk ter anunciado um limite temporário do número de tweets que cada utilizador poderia ler, justificando com a extrema “recolha de dados”.
De acordo com a BBC, as capturas de ecrã disponibilizadas na "store" mostram um painel de controlo semelhante ao do Twitter. “Threads” é até o nome de uma sequência de publicações encadeadas no Twitter.
De acordo com o britânico “The Guardian”, "Threads" também era o nome de uma aplicação da Meta, criada em 2019, para fazer concorrência ao Snapchat, contudo, o produto foi posteriormente abandonado