José Pedro Aguiar-Branco, antigo ministro da Defesa, vai ser o presidente da nova comissão de inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósitos que foi criada por imposição do PSD, no uso do direito potestativo. A indicação do presidente da comissão foi feita pelo PSD, partido a que cabe esse direito por ser uma comissão potestativa.
Esta nova comissão foi criada na sequência do impasse a que se chegou na comissão já existente e que foi criada, também por imposição do PSD e do CDS.
Como essa primeira comissão tem como objectivo a recapitalização da Caixa, os partidos da esquerda impediram que os deputados também inquirissem sobre o processo de convite a António Domingues para presidir ao banco público e a sua posterior demissão.
Esse convite e essa demissão vão agora ser o objecto desta segunda comissão que toma posse no dia 14 e que será, então, presidida pelo antigo ministro da Defesa Aguiar Branco. Para coordenar os deputados sociais-democratas nessa comissão foi escolhido outro ex-ministro, Luís Marques Guedes.
Com estas escolhas, avançadas à Renascença por fonte da direcção do partido, o PSD quer mostrar a importância que dá a esta comissão.