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O presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, defende a criação de “mais equipas médicas dedicadas nos serviços de urgências” para enfrentar o problema da elevado afluência de doentes com gripe aos hospitais.
Em declarações à Renascença, Alexandre Lourenço lembra que esta solução é adoptada "noutros países e com resultados muito positivos".
O responsável considera que a resolução do problema passa também pela forma como os utentes usam os serviços de saúde e que a possibilidade de ver qual o tempo de espera no hospital mais próximo pode ser uma mais-valia para os utentes.
“Pela primeira vez, conseguimos ver 'online' os tempos de espera em cada urgência hospitalar. Qualquer cidadão, hoje, saberá qual é o tempo de espera real nessa urgência hospitalar e naturalmente poderá optar por outro tipo de serviços”, indica Alexandre Lourenço.
Admitindo que nem sempre os serviços de saúde se adequam às necessidades dos utentes, o presidente da Associação de Administradores Hospitalares entende, apesar de tudo, que a abertura dos centros de saúde em horário pós-laboral e ao fim-de-semana é não só um sinal de que isso está a mudar como também de que o plano de contingência apresentado “atempadamente” pelo Ministério da Saúde está a ser executado.