Um fundo de investimento da Arábia Saudita, com ligações ao estado, está interessado em comprar outro clube na Europa depois do Newcastle United.
De acordo com o "The Independent", o objetivo é comprar um clube de dimensão semelhante ao Newcastle. Foram identificados o Valência, em Espanha, e o Marselha, em França. Ambos os clubes são históricos, mas atravessam momentos conturbados com as atuais direções.
A compra não seria feita através do fundo de investimento saudita (PIF), uma vez que limitaria a participação destes clubes em provas europeias devido às regras da UEFA.
O PIF é dono do Newcastle e de vários clubes do campeonato saudita que este verão investiram na contratação de estreloas.
A Arábia Saudita já fez promessa de continuar a investir no futebol. Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro, "não quer saber" das críticas à aposta do país no futebol.
Em entrevista à "Fox News", o governante assume que não está interessado em quem critica o país de "sportswashing". Se o desporto continuar a trazer riqueza, a Arábia Saudita continuará a apostar.
"Se o 'sportswashing' aumentar o nosso PIB em 1%, então vamos continuar. [Não se importa com o termo?] Não quero saber. O desporto fez crescer o PIB em 1% e quero mais 1,5%. Chamem-lhe o que quiserem, vamos conseguir esse 1,5%", disse.
O "sportswashing" consiste em apostar no desporto como forma de mascarar a reputação de um país. No início de setembro, a Amnistia Internacional (AI) denunciou que a Arábia Saudita executou em 2023 pelo menos 100 pessoas e acusou Riade de "continuar com uma onda implacável de assassínios", apesar das promessas de limitar o uso da pena capital.
A Arábia Saudita anunciou, na última semana, a intenção de organizar o Campeonato do Mundo de 2034 e está a começar também a apostar no futebol feminino.