Coronavírus. FPF suspende aperto de mão inicial nos jogos
08-03-2020 - 15:13
 • Renascença com Lusa

Portugal tem 28 casos de infeção confirmados.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu suspender o cumprimento inicial entre os jogadores e equipas de arbitragem, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19.

"Para conhecimento dos Sócios da FPF e demais interessados, informa-se que a direção da Federação Portuguesa de Futebol decidiu, até nova indicação, suspender o cumprimento inicial entre as equipas e a equipa de arbitragem, através de aperto de mão", lê-se num comunicado do organismo.

No mesmo documento, a FPF refere que "as crianças que acompanham a entrada das equipas não devem entrar de mão dada com os atletas".

"Este procedimento está de acordo com recomendações para minimizar os potenciais riscos de transmissão do Covid-19", concluiu a FPF.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.600 mortos e 105 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.

Portugal tem 28 casos de infeção confirmados.

No sábado ao final do dia, o Governo anunciou o encerramento de quatro escolas no Norte do país como medida de precaução para evitar novos contágios. Em causa estão a escola secundária de Idães, em Felgueiras, o ICBAS, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o curso de História da Universidade do Minho.