Um dos quatro polícias envolvidos na morte de George Floyd foi detido, esta sexta-feira, segundo anunciou o comissário da polícia de Minnesota.
O polícia em questão é Derek Chauvin, que é visto no vídeo a ajoealhar no pescoço de George Floyd durante váriuos minutos, causando a sua morte.
O incidente foi filmado por transeuntes e nas imagens ouvem-se várias pessoas a criticar a atuação policial e a pedir que o agente saia de cima da vítima, que estava a ser detida.
O próprio cidadão, um afro-americano de 46 anos chamado George Floyd e que segundo a polícia terá começado por resistir à detenção, diz algumas vezes que não consegue respirar, e geme de dores, antes de deixar de reagir. Em nenhuma altura o agente retira o peso de cima do seu pescoço, pressionando a garganta contra o pavimento da estrada.
A morte de Floyd reacendeu o problema do racismo e o abuso de poder nas forças de segurança americanas.
A cidade de Minneapolis, no estado do Minnesota, nos EUA, tem sido palco de confrontos entre as forças policiais e manifestantes que protestam a morte e a impunidade dos quatro polícias, que foram demitidos das suas funções.
Embora os organizadores tenham tentado que o protesto fosse pacífico, alguns manifestantes causaram desordem.