Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Mais de metade dos trabalhadores em lares de idosos já foram testados à Covid-19 e 10% estão infetados, revelou esta sexta-feira o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
"Foram realizados testes a mais de 50% dos trabalhadores dos lares e até ao final da primeira semana de maio contamos ter todos testados todos os trabalhadores de lares", disse o governante em conferência de imprensa de balanço do estado de emergência.
Eduardo Cabrita revela que cerca de 10% dos funcionários testados têm Covid-19.
A questão é "motivo de acompanhamento", disse o ministro, mas "não corresponde ao receio de que existia uma dimensão superior de casos positivos”.
O ministro da Administração Interna adiantou que desde a renovação do estado de emergência verificam-se "apenas 50 detenções", 23 das quais por violação do dever de confinamento obrigatório.
Um total de 142 estabelecimentos foram encerrados por violação das regras, sobretudo do setor da restauração e similires.
"Verifica-se um generalizado cumprimento das regras por parte dos cidadãos", salienta Eduardo Cabrita.
O ministro da Administração Interna dá conta de 168 casos de infeção nas forças de segurança e um "número significativo de 26 curados". Há 382 elementos da PSP e GNR em isolamento profilático por eventual contacto com infetados.