Dez dos 24 estados da Venezuela estão às escuras ou com falhas no abastecimento de energia elétrica, situação que tem motivado queixas da população, principalmente através das redes sociais.
Segundo diversas fontes, estão com problemas de eletricidade os estados venezuelanos de Arágua, Barinas, Carabobo, Lara, Miranda, Mérida, Táchira, Trujillo, Zúlia e no Distrito Capital.
Em Caracas, capital do país, há seis dias que os residentes em La Florida estão sem energia elétrica, tendo, entretanto, sido reparada uma avaria em La Campiña.
Entretanto, as autoridades venezuelanas dão conta de que foi reparada uma avaria que durante três dias deixou às escuras a ilha de Margarita (nordeste do país).
As novas falhas elétricas ocorrem depois de a Federação de Trabalhadores Elétricos da Venezuela denunciar que 20 mil trabalhadores da empresa estatal Corporação Elétrica Nacional da Venezuela (Corpoelec) abandonaram o trabalho, nos últimos dois anos, devido a desmotivação profissional, baixas condições salariais, falta de uniformes e de equipamentos, e ainda condições inseguras de trabalho e assédio laboral.
Os problemas de eletricidade têm sido constantes na Venezuela, país que está há vários meses a lutar contra uma crise social grave.