Veja também:
Os Estados Unidos falharam a qualificação para a final da estafeta masculina de 4x100 metros dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Trayvon Bromell, Fred Kerley, Ronnie Baker e Cravon Gillespie foram apenas sextos na sua eliminatória, esta quinta-feira, atrás da equipa de Gana, última apurada para a final. Os norte-americanos terminaram a prova em 38,10 segundos, a dois centésimos dos ganeses (38,08s) e a quatro da Alemanha (38,06s), que também se qualificou.
A eliminação não deixou a maior lenda da velocidade pura dos EUA indiferente. Carl Lewis, que conquistou nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, duas em estafeta, expressou a sua indignação no Twitter.
"A equipa dos EUA fez tudo mal na estafeta masculina. O sistema de passagem está mal, os atletas correram os percursos errados e ficou claro que não havia liderança. Foi uma vergonha total e completamente inaceitável", escreveu o antigo recordista do mundo.
Desde Pequim 2008 que os EUA não falhavam a final dos 4x100 metros.
Avançam para a final China, Canadá, Itália, Jamaica, Grã-Bretanha, Alemanha, Gana e Japão. O quarteto britânico ficou com a melhor marca das eliminatórias: 37,82s, menos uma décima que a China (37,92s).