O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira sob aviso amarelo os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, devido à previsão de “aguaceiros por vezes fortes”.
O aviso amarelo entra em vigor às 15h00 e prolonga-se até às 23h00.
Segundo o IPMA, a partir desta sexta-feira, “o tempo quente e seco das últimas semanas” vai dar “lugar a tempo chuvoso e descida de temperatura”.
Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros no Minho, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo por vezes fortes e acompanhados de trovoada a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde, em especial no litoral e nas serras.
As previsões apontam também para vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h), em especial durante a tarde, nas terras altas, com rajadas até 70 km/h, e na faixa costeira, pequena subida da temperatura mínima, em especial no litoral e descida acentuada da temperatura máxima.
Na base destas previsões está a crista anticiclónica que se estende desde o Mediterrâneo Ocidental até à região da Madeira, que irá deslocar-se para sueste e enfraquecer permitindo a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 13 e 14 de outubro.
Os valores da temperatura máxima do ar irão registar uma descida já esta sexta-feira, entre os 4 e 8°C, em especial nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo e deverão continuar a diminuir nos dias 14 e 15 de outubro em todo o território “embora menos acentuadamente”.
Já “os valores da temperatura mínima deverão ter variações pouco significativas embora com uma tendência igualmente para diminuir”.
“No dia 15 [de outubro], a aproximação de uma depressão, que irá centrar-se a oeste da Península Ibérica, transportando na circulação uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, mantendo-se possivelmente na região até dia 17, dará origem a precipitação persistente na generalidade do território”, indicou.
O IPMA alertou também para o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional, no dia 15 de outubro.