Mark Rutte, o primeiro-ministro dos Países Baixos, disse que o país que lidera e a Dinamarca vão fornecer de caças F-16 à Ucrânia assim que as condições para a transferência forem cumpridas. O número de aeronaves não foi avançado,escreve o jornal inglês "Guardian".
Feita durante a visita Volodymyr Zelensky aos Países Baixos, é a primeira promessa real de F-16 para as forças armadas da Ucrânia. A mesma ocorre alguns dias depois de os EUA aprovaram a possível entrega dos caças pelos Países Baixos e Dinamarca.
A Ucrânia montou um esforço de lobby internacional de alto nível para obter os jatos desde o início da guerra, superando a relutância dos EUA em maio, quando o presidente Joe Biden aceitou os programas de treino para pilotos ucranianos em F-16. Naquela época, esperava-se que o treino começasse “nas próximas semanas”.
O F-16 é um caça leve que foi inicialmente projetado na década de 1970. Entrou em serviço pela primeira vez em 1979 e foi fortemente usado pela Força Aérea dos EUA nas guerras do Iraque e no Afeganistão.
A Ucrânia atualmente opera uma pequena força aérea baseada em aeronaves do tempo soviético. O desiquílibrio no poder militar aéreo em relação à Rússia é enorme.