Jesuítas desafiam jovens a reflectirem sobre a doutrina social da Igreja
18-10-2017 - 12:09
 • Ana Lisboa

O “Projecto 18.91” pretende ser um espaço de “estudo e reflexão” sobre áreas como a família, o trabalho, a economia ou a paz.

O Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), da Companhia de Jesus, dá início esta quarta-feira ao “Projecto 18.91”. Trata-se de um “curso concentrado de doutrina social da Igreja”.

A ideia surgiu da “necessidade manifestada por vários jovens universitários e trabalhadores de aprofundar o estudo” sobre esta temática.

A partir daí “criou-se uma rede de contactos, de pessoas que estariam interessadas em desenvolver um bocadinho mais a sua fé na sociedade”, terem uma “participação mais activa” e de “diferentes formas”, explica Vasco Cordovil Cardoso, um dos coordenadores desta iniciativa.

Surgiu assim este curso que visa ajudar a perceber “melhor qual é que é a proposta que o Evangelho tem para a vida em sociedade”. Será, no entender deste responsável, “um novo olhar sobre as coisas do país, um novo olhar sobre os problemas que afectam a sociedade do nosso tempo”.

A primeira sessão começa esta quarta-feira com o tema “Ser cristão na sociedade”. Com a ajuda de professores convidados, serão abordados, entre outros, temas como a família, o trabalho, a economia, a ecologia e a paz.

Até Junho do ano que vem, vão ser no total nove sessões, uma por mês, entre as 21h e as 23h15.

O nome do “Projecto 18.91” foi inspirado na data da publicação da Encíclica “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII, que se tornou “um pilar fundamental” da doutrina social da Igreja.