Os responsáveis pela seleção espanhola pretendem que a comitiva que estará no Euro 2020 tome a vacina da Janssen contra a Covid-19, mas as autoridades sanitárias explicam que essa vacina, de uma só dose, "não é a indicada para a faixa etária" dos atletas, referiu o presidente do Conselho Superior dos Desportos, José Manuel Franco, em entresvita à Europa Press.
O ministro da Cultura, Educação e Desporto, José Manuel Uribes, já confirmou que os elementos da seleção espanhola serão vacinados, em regime de exceção, dado que, tal como em Portugal, a vacinação em Espanha está a decorrer por faixas etárias.
"Vamos vacinar os jogadores da seleção de futebol, porque nos vão representar na próxima semana, numa competição de alto nível", explicou o ministro, em declarações à rádio Cadena Ser. "Penso que o país entende que eles têm de ir [ao Europeu] com a máxima segurança", completou.
O processo foi acelerado pelo caso Busquets. O médio do Barcelona testou positivo à Covid-19 no domingo, dois dias depois do jogo entre Portugal e Espanha, em Madrid. O jogador está em isolamento e subsiste a dúvida se Luis Enrique o poderá recuperar para a convocatória. O selecionador chamou, inicialmente, 24 atletas e os outros 23 também estão em isolamento.
Para acautelar a possibilidade de ser obrigado a prescindir de mais elementos, o treinador já tem seis jogadores a treinar "em bolha", em Madrid: Kepa, Raul Albiol, Rodrigo, Carlos Soler, Brais Mendéz e Pablo Fornals.