Os portugueses estão mais otimistas com a economia e a democracia. O último eurobarómetro, a sondagem periódica feita pela União Europeia, confirma a evolução positiva na opinião pública nacional nos últimos três anos.
O desemprego, contudo, continua a ser a principal preocupação ao nível nacional, seguido pela saúde e apoios sociais. A situação económica surge apenas na terceira posição.
A mega sondagem europeia revela que, apesar de menos otimistas do que a média europeia, os portugueses entendem que a situação económica no país é a melhor da última década.
Também a satisfação com a democracia nacional é a mais elevada desde 1991 e consideravelmente acima da média europeia.
Quanto à perceção da União Europeia, 53% dos portugueses consideram que o bloco europeu transmite uma imagem positiva, valor que se aproxima da situação antes do programa de ajustamento executado entre 2011 e 2014.
A esmagadora maioria dos portugueses (81%) sente-se cidadão da União Europeia e é em Portugal que se regista um maior apoio ao avanço do processo de integração europeia.
Os portugueses estão também entre os europeus mais favoráveis à imigração. Os imigrantes são considerados um contributo importante para o país e há um apoio maioritário à concessão de ajudas aos refugiados.